Silvio Aurélio de Castro Wille

SILVIO WILLENascido em Curitiba, Paraná, cursou o 2º grau no Colégio Militar do Paraná e, via intercâmbio do AFS, cursou a 12th grade da High School em Vicksburg, MS, USA. Concluiu em 1975 os cursos de engenharia civil (UFPR) e administração de empresas (FAE). No ano seguinte, junto com sua esposa, foi em busca de um dos seus projetos pessoais que mais impactou o seu futuro profissional: a pós-graduação na Colorado State University, onde concluiu o mestrado em 1977 e o PhD em 1981.

Profissionalmente, ao retornar de seus estudos, trabalhou na Sanepar, no setor de planejamento e viabilidade de novos investimentos em Sistemas de Água e Esgoto. Foi engenheiro sênior da Promon Engenharia, no setor de Energia e Hidro, no escritório do Rio de Janeiro. Foi consultor da OPAS – Organização Pan Americana da Saúde, atuando no México durante dois meses. Desenvolveu trabalhos também na Argélia e no Equador.

Em 1985 abriu sua primeira empresa, a Wantec Tecnologia, voltada ao desenvolvimento de soluções para processos técnicos e gerenciais de empresas de engenharia, onde atua até hoje, como gestor e consultor especialista do Sistema Projexpert (Projexpert.com.br). Na área de gerenciamento de projetos, Silvio foi um dos membros fundadores do PMI Paraná (Project Management Institute – Capítulo do Paraná). Foi presidente, durante duas gestões, da primeira associação a representar a IPMA – International Project Management Association no Brasil. Na área acadêmica, é professor de pós-graduação de disciplinas da área de gerenciamento de projetos no MBA de Projetos Inovadores da USP, no MBA de Gestão de Projetos da UFPE, e na Pós- Graduação de Gerenciamento de Obras da UTFPR. Na PROJEXPERT, é instrutor de cursos de MS Project, Gerenciamento de Projetos Empresariais e Pessoais, Gestão de Riscos em Projetos, Gestão de Programas e Portfolio, Alinhamento de Vida e Carreira, Mapas Mentais, entre outros.