Veja a seguir as Nove dicas para quem está procurando novas oportunidades profissionais que nosso diretor Silvio Wille publicou no Pulse do Linkedin. Se gostar compartilhe com seus amigos.
Primeira: Considere implementar aquele Plano B, ou o C ou o D que eventualmente estava estacionado ou crie um plano novo.
Segunda: Lembre que agora é a hora de buscar trabalho (qualquer forma contratual) e não somente um emprego. Imagine a diferença entre um contato profissional que você faz apenas para enviar ou apresentar o seu CV versus aquele em que você vai oferecer uma solução para algum problema específico do seu candidato a contratante!
Terceira: Não fique parado em casa. Participe de eventos, encontros e outras atividades oferecidas sem custos. Alguns workshops ou palestras pagas muito alinhada ao seu perfil deve também ser considerada. Podendo investir, passe a trabalhar em algum ambiente de coworking colaborativo e não em casa.
Quarta: Fale com estranhos: cada nova conversa pode abrir uma nova porta.
Quinta: Escreva seu CV e seu Linkedin com conteúdos que consigam “se defender sozinhos”, sem a sua ajuda, quando estiverem sendo analisados por um eventual recrutador ou contratante dos serviços. Ou seja, explique adequadamente quem você é. Use verbos descrevendo efetivamente aquilo que você fazia.
Sexta: Resolva o problema intrínseco de que CVs focam o seu passado e não o seu futuro: escreva um sumário que diga o que você busca ser no futuro, profissionalmente. Que diga que competências você tem e gostaria de estar aplicando com mais intensidade nas suas próximas atividades profissionais.
Sétima: Faça tudo isso de forma apreciativa, positiva!
Oitava: Realize as atividades das dicas anteriores utilizando aquelas competências que você está dizendo que tem, no seu CV. Se não conseguir aplicá-las na prática, reescreva seu CV para apresentar aos seus futuros contratantes aquelas suas competências que de fato são reais.
Nona: Realize tudo isso lembrando que você está cuidando do futuro profissional da pessoa mais importante do mundo: você!
Bom trabalho! A “boa sorte” será consequência.