Conversas de Diretoria para a Reconstrução de Construtoras
Tema 2 – Controle de prazos da obra como base para sua gestão
CONTEXTO DO ENCONTRO
Este curso faz parte da série “CONVERSAS DE DIRETORIA” promovida pelo consultor especialista Silvio Aurélio de Castro Wille para discutir temas importantes para a nova fase da vida das construtoras de obras imobiliárias brasileiras.
As nossas construtoras, em grande número, estão sendo obrigadas pelo mercado a encerrar a fase de “Vida Louca” caracterizada por um crescimento intenso ou até mesmo desmedido, induzido por um mercado altamente comprador, para uma nova fase do “pé no freio” que marca um processo de reconstrução da empresa construtora. Neste novo momento busca-se de forma urgente a racionalização dos processos na obra e na sede para re-estabelecer o necessário equilíbrio econômico-financeiro das operações.
Não há muito como negar que a CRISE atual pode ser considerada um marco de transição para uma nova fase nas vidas das construtoras do setor imobiliário (pelo menos para aquelas que não querem sair do mercado), fase esta que estamos denominando de “Fase da Construtora Enxuta e Eficiente”.
A quem se destina: Curso destinado exclusivamente a Proprietários, Sócios e Diretores de Construtoras e Incorporadoras que atuam na construção civil imobiliária.
Quer mais informações? Solicite via o E-mail cursos@projexpert.com.br
OBJETIVO E TEMÁRIO
Objetivo:
Analisar como fazer para reconstruir a forma de planejar e administrar o cumprimento dos prazos de execução das obras, ajustando-a às necessidades impostas pela nova fase da indústria da construção civil: a fase da Construtora Enxuta e Eficiente.
Conteúdo desta “Conversa de Diretoria”
- Revisão rápida e prática sobre o novo cenário da indústria da construção civil imobiliária: enxergando como ameaça e como oportunidade para a sua construtora.
- Caindo na real: Estabelecimento de uma primeira visão do porte da empresa para três macro cenários de vendas/receitas para os próximos dois anos: um pessimista, um mais provável e outro otimista;
- Definindo como os prazos de entrega serão demandados pelos clientes; Exemplo: mais prazos para obras a “preço de custo” ou prazos menores para obras vendidas a preço “fechado”?;
- Gerenciamento de obras governado pelo cronograma: a visão enxuta e racional que de um controle centralizado integrando orçamento, medições dos empreiteiros, processos de compras e execução da obra;
- Separando bem os papéis da produção versus a gestão de obras: resolvendo conflitos na alocação do tempo do gerente da obra e sua equipe; definindo como implantar um “painél de instrumentos” que de fato funcione permanentemente;
- Desenhando e dimensionando o organograma da administração local da obra;
- Resumindo o que foi feito e identificando os próximos passos.
LOCAL
Rua Nilo Peçanha, 59 próximo da Praça do Redentor, em Curitiba, PR.
COORDENADOR E PALESTRANTE
Silvio Aurélio de Castro Wille
Quer mais informações? Solicite via o E-mail cursos@projexpert.com.br