Contexto:
Dados do final do ano passado indicam que a construção está vivendo a pior freada dos últimos 14 anos! Como você vai transformar esta “freada” em oportunidade para a sua construtora? Esta palestra reúne ideias e instrumentos úteis para você e sua equipe aproveitarem este momento.
Temário da Palestra:
- Avaliando o nível de maturidade do gerenciamento de obras pelo enquadramento nos três modelos de Gestão mais utilizados na Construção Civil
- Modelo 1: Deixar Acontecer (“Laisez faire” – não usa o PDCA): a obra termina quando terminar…
- Modelo 2: Gestão pelo Acompanhamento da Execução da Obra (“Falso Controle” – Roda-se apenas o PDC do PDCA); Exemplos de falso controle típicos nas nossas construtoras; Painel de Instrumentos mostrando Medições das Obras induzindo o falso controle.
- Modelo 3: Gestão por Controle Profissional (PDCA completo). Aplicação prática do modelo 3 de gestão relativamente a) ao que fazer – projeto e especificação, b) como fazer – atividades necessárias para construir a obra, c) quando fazer – prazos, d) com que materiais e com que equipe fazer – recursos físicos e humanos, e) a que custo fazer – orçamento e fluxo, e e) utilizando quais padrões – qualidade; Exemplos de instrumentos de uso prático; Controle automático existe?
- Conclusões: Como fazer um 2015 sem mudar? Uma longa viagem começa com um único passo, Lao-Tsé
Palestrante:
Eng. Silvio Aurélio de Castro Wille, PhD
Diretor da Projexpert e do EAD SaberConstruir.com.br
Ex Diretor da construtora Irmãos Thá S.A. e Ex Engenheiro da Promon Engenharia.